Solos e Choro no Cavaquinho
Para quem deseja fazer solos no cavaquinho, seja introdução ou até mesmo chorinho com belíssimos clássicos como:
Brasileirinho, Pedacinhos do Céu, Lamento, Apanhei-te Cavaquinho etc. É muito impotante conhecer algumas técnicas para solar bem.
Técnica muito boa para solos no cavaquinho
Uma técnica muito boa para solar é a reptição dos movimentos dos dedos da mão do solo. No caso do destro a mão esquerda e do canhoto a mão direita. Mas procure fazer exercícios e pratique também as escalas cromáticas e naturais de cada tom.
Mas antes dos exercícios procure alongar os dedos para facilitar seus treinos e desde o início procure usar os quatro dedos, e aos poucos você ganha agilidade e coordenação.
Solos no Cavaquinho, Técnica.
Já a mão da palheta precisa fazer os movimentos alternados, para baixo e para cima de preferência apoiando o punho no tampo do cavaquinho, Porque esta técnica ira facilitar sua agilidade.
Agora vamos falar um pouco da História do cavaquinho do solo e do choro.
O Cavaquinho é Utilizado nas Rodas de Choro.
Desde muito tempo o cavaquinho é utilizado nas rodas de choro como base para solos de bandolim, flauta entre outros. Mas também tem a função de solista em muitos clássicos de nossa musica brasileira e também portuguesa.
Executados e compostos por grandes músicos imortalizados graças a parceria com o cavaco e contribuição no enriquecimento de nossa cultura.
Grandes Mestres
Grandes mestres que nos inspiram também a aprender e executar esta arte podendo assim contribuir para manter viva a chama do Chorinho e do Samba que é nossa herança. Mestres como:
Waldir Azevedo, Canhotinho, Ernesto Nazareth, Carlinhos do Cavaco, Neoci, Mané do Cavaco, Vanderson, Mauro Diniz, Henrique Cazes, Alceu Maia, Pulinho da Viola, Xodó do Cavaco, Paulinho Galeto, Lincon de Lima, Sombrinha, Nilze Carvalho, entre muitos outros (as).
Técnicas Para Solar no Cavaco
Neste vídeo venho falar sobre as técnicas para solar e executar chorinhos, por ser uma música que exige muito conhecimento teórico e também muita prática.
Usamos o que chamamos de estratégia que é o desmembramento ou seja, dividimos o choro em quantas vezes for necessário para facilitar a informação contida. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO;
A partir daí primeira parte, praticamos parte por parte separadas depois unimos, além de usar os números tablatura e pedagogia do cavaco, é isso que explico nesse vídeo, assistam e entendam o conceito,
Mas procure fazer junto, porque a prática leva a prfeição. É isso amigos.
Eu espero ajudar o máximo de apaixonados por cavaquinho em qualquer estilo pois essa técnica serve para todo e qualquer estilo musical.